Organização

Inicial // Organização

Organização

A Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos (ABRAPA) é licenciada como filiada da International Association for Food Protection (IAFP) e fundada em março de 2002.

A ABRAPA é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter científico e educacional, cujos objetivos principais são:
1) Promover um fórum de discussão para profissionais da área de inocuidade e qualidade de alimentos;
2) Auxiliar no aprimoramento profissional de seus sócios através do intercambio de informações técnicas e científicas e da divulgação de informações relativas à segurança alimentar e
3) Cooperar com outros grupos profissionais na melhoria e na promoção da inocuidade dos alimentos.

O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com pesquisadores que desenvolvem pesquisas de caráter básico e aplicado ou estratégico com foco nos alimentos, em parceria com vários centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

A Universidade Federal de Viçosa é uma instituição de ensino superior pública federal, que tem como objetivos principais a formação e qualificação de profissionais e desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A UFV participa da organização do Simpósio Internacional ABRAPA 2023 através seu Programa Institucional de Internacionalização CAPES-PRINT, especialmente com atividades de interação acadêmica promovida pelos Programas de Pós-Graduação em Medicina VeterináriaCiência e Tecnologia de Alimentos.

A Universidade de São Paulo é uma instituição de ensino superior pública do Estado de São Paulo, líder em desenvolvimento de ciência e tecnologia no Brasil e uma importante referência internacional no ensino superior. A USP participa da organização do Simpósio Internacional ABRAPA 2023 através seu Programa Institucional de Internacionalização CAPES-PRINT, especialmente com atividades de interação acadêmica promovida pelos Programas de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (FCFRP-USP) e Ciência dos Alimentos (FCF-USP),

Comissão Científica

Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Atua na área de Microbiologia de Alimentos, com ênfase em segurança e qualidade de alimentos. 

Caio César Pacheco Carvalho, Líder de Microbiologia Aplicada da empresa Cargill para América Latina. Atua nas áreas de Grãos, Alimentos, Nutrição e Saúde Animal e Biotecnologia. 

Carlos Augusto Fernandes de Oliveira, professor titular da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, Campus de Pirassununga, SP. Atua na área de microbiologia e micotoxicologia de alimentos, com ênfase em biofilmes bacterianos, descontaminação de micotoxinas por bactérias ácido-láticas, estudos de toxicidade e biomarcadores de exposição às micotoxinas. 

Carlos Adam Conte Junior, professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Atua na área de Ciência e Microbiologia de Alimentos, com ênfase em qualidade e segurança de alimentos. 

Elaine Cristina Pereira de Martinis, professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP. Atua na área de Ecologia Microbiana em Alimentos e Saúde, com trabalhos sobre bactérias láticas, biofilmes e estudos de patogenicidade bacteriana em culturas celulares.

Evandro Leite de Souza, professor titular da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB. Atua na área de microbiologia de alimentos, com ênfase em controle microbiológico em alimentos, probióticos e prebióticos.

Ivone Delazari, farmacêutica bioquímica e consultora científica da SEARA. Atua na área de qualidade e segurança de alimentos na produção de carnes e produtos cárneos. 

Juliano De Dea Lindner, professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Atua na área de tecnologia de alimentos e bioprocessos com ênfase em fermentações e desenvolvimento de produtos e processos.      

Luciano dos Santos Bersot, professor titular da Universidade Federal do Paraná, PR. Atua na área de microbiologia de alimentos, com ênfase na epidemiologia de patógenos de origem alimentar e ferramentas de controle.

Luís Augusto Nero, presidente ABRAPA, professor titular da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG. Atua na área de microbiologia de alimentos, com ênfase em bactérias láticas e patógenos de origem alimentar.

Luis Henrique da Costa, gerente de marketing da empresa Merck S.A. Atua na divisão de microbiologia de alimentos para a América Latina. 

Mariza Landgraf, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Atua na área de Microbiologia de Alimentos, com ênfase em segurança e qualidade de alimentos. Fundadora da ABRAPA. 

Maria Teresa Destro, professora aposentada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Desenvolveu pesquisas com microrganismos patogênicos e controle de microrganismos na indústria de alimentos, HACCP, métodos de detecção e quantificação de micro-organismos, entre outros temas. Fundadora da ABRAPA. Atualmente atua como consultora independente. 

Marta Hiromi Taniwaki, pesquisador científico VI do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Campinas, SP. Atua na área de Microbiologia de Alimentos, com ênfase em Micologia de alimentos, taxonomia polifásica, biodiversidade de espécies de Aspergillus e Penicillium e Micotoxinas em alimentos. 

Uelinton Manoel Pinto, professor doutor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Atua na área de Microbiologia de Alimentos, com ênfase em segurança microbiológica dos alimentos e interações microbianas.